
Hoje, em Sodrelândia, uma cidade pequena que costumo ir, perguntei a um amigo o que ele queria ser quando crescer, e a resposta dele foi:
“- Sei lá!”
Então perguntei se ele tinha sonhos, e quais seriam, e de novo me deparei com uma resposta inesperada:
“-Não, eu não tenho sonhos!”
Fiquei me perguntando...
O que seria de um jovem sem sonhos? Jovem sem sonho não é jovem, é igual ao mundo sem ar, perde o sentido. Então não muito conformada perguntei a minha prima, que também mora nesta cidade, e novamente tive em meus ouvidos a mesma resposta...
Nesta hora fiquei sem rumo, queria gritar pra todos o quanto é importante ter sonhos, e me deparei com a mesma pergunta, que desta fez foi feita pela minha prima:
“- E você, Mayra? Tem sonhos?”
E eu respondi, com toda a coragem do mundo:
“-Sim, vários!”
Nesta hora senti um olhar me rodear, um olhar de falta de compreensão, como se eu vivesse num mundo que não existe, algo que não esta ao alcance daquelas pessoas, algo que naquele momento só fazia os meus olhos brilharem, e de mais ninguém.
Agora, estou aqui sentada fazendo essa postagem, e olhando para aqueles jovens, sem sonhos, sem rumo, sem fome do novo, acostumados a viver naquela rotina, como se aquilo fosse tudo o que o mundo tem a oferecer a eles, sem saber o que os espera lá fora, sem saber que o mundo exige muito mais de nós. Agora posso entender melhor as coisas, agora sou capaz de olhar no olho de cada um deles e ver o quanto a fé deles se perdeu nesta rotina que os consome.
Sinceramente, me bateu medo, medo dessa fé que falta nunca aparecer, desse frio no olhar de cada um permanecer. Não queria ouvir de nenhum deles sonhos “grades”, só queria poder ouvir um sim, perante a segunda pergunta feita...
Então a todos que estão lendo esta postagem só peço uma coisa, nunca, mas nunca mesmo, deixe de sonhar, seja um sonho muito “grande”, ou algo que pro resto do mundo seja banal !
Ah-há...
ResponderExcluirvai entender...
como alguém vive sem sonhos!?!?
Eu NUNCA abriria mão dos meus...
mesmo que as vezes pareça que deixei coisa demais de lado,
os meu sonhos nunca...
e espero que vc não deixe os seus...
ah! e faz uma coisa pra mim:
"Mantenha metade do mundo em movimento,
eu cuido do resto..."
Beijão...
(B.)
amada... não tinha lido esse...
ResponderExcluirvc tá ficando melhor que boa!
imagina quando tiver 20 anos! vai me sustentar!!!
cois doce da minha vida... eu fiquei pensando uma coisa, como pode jovem nao ter sonho... e quando for velho... vai ter o quê? e pensei mais,de quem é a culpa? da mídia burra? da escola desumana e "vestibuleira"? da família ausente? da sociedade que os rodeia? será isso coisa "da roça"? (Eu não acredito) Na cidade tbm tem muita gente que nao sonha.
Jovem sem sonho é que nem corpo sem sopro de vida. Um vazio, um desespero, uma perda irreparável.
Mas sabe, nao adianta só ter sonho nao... se nao eles acabam sonhando em comprar, em consumir, em ter... tem que aprender que sonho é a mola motora da vida! Que sonho é o que muda o mundo!!!
talvez falte um effatá por lá, ou um comum, ou um crescer.... pensa nisso! SONHE!!!
Nossa, tem super razão! Vou fazer isso sempre, SONHAR sempre!
ResponderExcluirE Quanto a pessoa que postou o comentario em cima, que de fato ão sei quem é, não sei se sou capaz de deixar metade do mundo em movimento, mas prometo tentar!
bjs